História

Em 16.12.1988, sessenta e três servidores da Delegacia Federal de Agricultura no Rio Grande do Sul criaram a organização sindical SINDAGRI/RS – Sindicato dos Servidores do Ministério da Agricultura no RS, para prestar serviços na base territorial do Rio Grande do Sul, representar as categorias profissionais em suas lutas pelos direitos individuais e coletivos, buscar o reconhecimento, a dignidade funcional e salarial, promover movimentos reivindicatórios e pugnar pelo aperfeiçoamento profissional.

O Estatuto do Sindicato foi aprovado e assim, eleita a Diretoria Provisória e Conselho Fiscal para um período de seis meses. Elegeu-se o 1º Presidente na pessoa de Mauro Chaves Vargas. A seguinte Diretoria no biênio 1990/1991 teve como Presidente Dulphe Pinheiro Machado Filho e para o biênio de 1992/1993, Nilson Paulo Michel Missel. O biênio seguinte 1994/1995 foi presidido por Ana Laura Martins e a partir dos biênios de 1996/1997 até o atual a presidência está com Antônio Venceslau Martins.

Com a crescente adesão de associados ativos e inativos, o SINDAGRI/RS firmou contrato em 05.10.1992, com os advogados Francis Campos Bordas e Mauro Borges Loch para prestarem Assessoria Jurídica individual e coletiva nos assuntos referentes ao serviço público federal, contrato que se perpetuou por todas as subseqüentes gestões, razão social denominada atualmente Bordas Advogados Associados.

Em 19.10.2000, com a intenção de estender o benefício aos sucessores, o SINDAGRI/RS abriu o Estatuto para filiação de pensionistas cujos instituidores foram servidores do MAPA.
Em todas as gestões o espaço físico do SINDAGRI teve o acolhimento do MAPA. Primeiramente nas dependências da Rua Conde D’Eu e subseqüente na Av. Loureiro da Silva.

Em 08.01.2009, foi adquirida a sede própria situada na Rua dos Andradas, 955 – 5º andar – Porto Alegre, com recursos próprios e projeto viabilizado com o apoio e confiança de todos os associados.

Marca-Sindagri-Horizontal1